Deutschland online bookmaker http://artbetting.de/bet365/ 100% Bonus.

Download Template for Joomla Full premium theme.

http://bigtheme.net/

Notícias

 

Gravura Comemorativa de Oswaldo Goeldi é lançada pelo Projeto Goeldi

Para registrar a passagem do 55º ano de falecimento de Oswaldo Goeldi, um dos mais importantes artistas brasileiros durante o século passado, a Associação Cultural Oswaldo Goeldi e o Projeto Goeldi, através de sua curadora Lani Goeldi, promoveu a reimpressão de uma de suas obras originais em edição reduzida para colecionadores. A impressão seguiu os métodos originais feitos pelo artista, utilizando-se para isso a matriz original desta xilogravura, hoje pertencente a um colecionador particular. A tiragem é de apenas vinte exemplares numerados e chancelados pelo Projeto Goeldi e deste total, apenas dez unidades serão disponibilizadas ao público interessado através de um livro de ouro com pré reserva, sendo as demais impressões de propriedade das instituições envolvidas nesta efeméride.

Goeldi foi o mais importante gravador expressionista brasileiro e influenciou toda uma geração de grandes artistas que se dedicaram à gravura. Artista plástico, ilustrador, gravador e professor, suas ilustrações alcançaram um amplo leque de escritores dos mais diferentes estilos como Dostoievski, Machado de Assis, Gustavo Corsão, Jorge Amado, Cassiano Ricardo e tantos outros.

Essa tiragem póstuma comemorativa, reeditada a partir da matriz produzida pelo artista,  visa acima de tudo  o reconhecimento e valorização do imenso patrimônio cultural que representa a obra de Oswaldo Goeldi na história da arte brasileira, e também a possibilidade rara e bem-vinda de poder se adquirir com segurança e a chancela do Instituto que leva o seu nome, uma de suas obras.

Após 50 anos, a matriz da xilogravura “Lua”, pertencente a um colecionador particular, recebe novamente tinta para a impressão de uma tiragem comemorativa de apenas 20 exemplares numerados e chancelados pelo Projeto Goeldi.

 

As obras de Goeldi fazem parte de importantes instituições culturais tais como: Museu Nacional de Belas Artes – que já havia feito uma tiragem póstuma das obras de Goeldi, Biblioteca Nacional, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Casa da Xilogravura e Museu de História Natural de Berna – Suíça entre outras.

A arrecadação com a venda desta tiragem será revertida ao Projeto Goeldi, que em 2017 já prepara o lançamento da primeira obra essencialmente biográfica e familiar do artista, inspirada nos relatos narradas pelos seus familiares, pesquisadores, amigos, artistas e ex-alunos. Restam pouquíssimos exemplares e para se adquirir um, o interessado deve entrar em contato direto com o projeto Goeldi através do endereço www.oswaldogoeldi.org.br

 

Ficha técnica:
Técnica: Xilogravura
Título atribuído: Lua – circa 1956
Matriz:  madeira
Dimensão: 23 X 20 cm
Suporte e cor: papel especial em duas cores: preto e vermelho
Tiragem póstuma numerada: exemplar 01 a 20
Assinatura: chancela em relevo seco do Projeto Goeldi.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Cinquentenário de Falecimento de Oswaldo Goeldi 



- Folha de São Paulo - Ilustrada - 15/02/2011